terça-feira, 23 de abril de 2013

Calendário dos textos.

Pessoal,
como todos sabem o grupo se reúne todas as terças-feiras, as 14h, na sala da Revista Ameríndia. Então vou colocar aqui um calendário com os próximos textos a serem discutidos. Não esqueçamos que podem ocorrer contratempos, mas por enquanto tudo segue como o planejado.


Próximos textos para discussão:
No mais é isso, Abraços!

Por ordem, os textos devem ser os seguintes:

16. 04-  Relações de força, do Ginzburg (devemos terminar de ler a Introdução desse texto que trata das relações entre prova, história e retórica)

23.04 -  A Nova História Cultural, livro organizado pela Lynn Hunt, devemos ler o capítulo destinado a "a história cultural de Michel Foucault". Aqui a autora Patricia O'brien faz um apanhado da recepção que os trabalhos foucaultianos tiveram dentro e fora do grupo de historiadores (para além das fronteiras europeias). É ainda uma oportunidade pra saber um pouco acerca de conceitos e perspectivas usadas por Foucault.

07.05 - A Arqueologia do Saber (colocamos o livro completo), o que certamente demandará tempo e esforço. Mas julgo válido o empenho para entender as relações que o Foucault tece entre discursos, enunciados e outros dispositivos da linguagem e como ele mesmo questiona se o seu fazer não seria apenas mais um capítulo no livro da história das ideias. É possível que avancemos lentamente, ou mesmo que optemos por uma outra metodologia, como uma exposição, pra discutir essa obra.
 Vamos voltar ao "Nova História Cultural", livro organizado pela Lynn Hunt. Dessa feita, no entanto, vamos nos debruçar sobre o texto "Literatura, crítica e imaginação..." do Lloyd Krammer. O importante é entender um pouco do percurso epistemológico traçado por dois dos mais importantes expoentes dos debates acerca da relação história-linguagem. Dominick Lacapra e Hayden White questionam mundo dos primados clássicos da história, afirmando, por exemplo, que a história é, antes de mais, um gesto imaginativo. A escrita da história, tal qual a literária, não se separa da imaginação.

14.05- Fernado Catroga. "Os passos do homem como restolho do tempo". Vamos trabalhar seu primeiro capítulo, "recordação e esquecimento", no qual ele acrescenta novas ideias acerca de antigos debates, como esses que dizem respeito à memória e sua dimensão seletiva.

21.05-  Fontes históricas (diversos autores). Não penso em trabalhar esse livro todo, mas aqueles capítulos que sejam escolhidos por uma ou mais participante do grupo. Como o texto se propõe a apresentar a relação do historiador com diferentes fontes, acho justo que escolhamos os capítulos por afinidade com o tipo de fonte que desejamos conhecer.

25.05 -  Há ainda um interesse em conhecer o Koseleck.

Qualquer alteração publicamos aqui..
No mais é isso, Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário